
Tóquio – Na intenção do governo de focar parte de suas políticas nos estrangeiros residentes, surgiu mais um interessado em resolver a questão da imigração no Japão. Takahiro Anno, líder do partido Team Mirai, que conquistou cadeiras no Parlamento na última eleição, afirmou que a Inteligência Artificial (IA) poderá substituir a mão de obra estrangeira.
O governo vem defendendo um controle rigoroso dos estrangeiros que vivem no país e há quem defenda o estabelecimento de cotas. No entanto, o Team Mirai vê na ferramenta tecnológica a chave para transformar a sociedade japonesa, conforme noticiou o Japan Times.
O partido Team Mirai foi fundado em maio sob a liderança de Anno, e na eleição de 8 de fevereiro conquistou cadeiras na Câmara Baixa, aumentando a sua presença no Parlamento.
A proposta do Team Mirai é aceitar mais estrangeiros altamente qualificados, mas ao mesmo tempo fortalecer as restrições de entrada desses trabalhadores. Além disso, o partido busca diminuir a dependência geral do Japão em relação aos estrangeiros por meio da reforma de indústrias que hoje precisam de estagiários técnicos estrangeiros, que recebem baixos salários, e um dos caminhos é pelo uso da IA.
Para o Team Mirai, o país precisa restringir o fluxo desses trabalhadores para manter a segurança pública e a cultura do país intactas, focando em talentos de alto valor agregado e utilizando a tecnologia.
Quando questionado sobre onde a IA pode substituir os estrangeiros, o Team Mirai não identificou os setores ou indústrias específicas. Mas para Anno, independentemente de nacionalidade, o avanço da tecnologia de IA forçará os trabalhadores de colarinho branco a buscarem requalificação.
Muitos estrangeiros realizam trabalhos em linhas de produção, na fabricação de peças e montagem de produtos. Anno explica em um vídeo de campanha: "Não se trata tanto das pessoas em campo, mas sim do trabalho daqueles em cargos de escritório — as chamadas posições de colarinho branco, que a IA considera mais fáceis de lidar. Empregos que envolvem a coleta de informações e o fornecimento de respostas são as áreas onde a IA pode trabalhar de forma mais eficaz."
O ponto central é que o governo da primeira-ministra Sanae Takaichi planeja substituir o atual e polêmico Programa de Treinamento de Estagiários Técnicos em 2027, exigindo que os candidatos passem no teste de proficiência em língua japonesa.
Dados do governo mostram que até outubro do ano passado havia mais de 2,5 milhões de trabalhadores estrangeiros no Japão, um aumento de mais de 268.000 em comparação com 2024 e um recorde histórico. Eles trabalhavam em mais de 371.000 empresas em todo o país.
Cerca de 635.000 estavam empregados na manufatura, 340.000 no atacado e varejo, 392.000 na indústria de serviços e 320.000 nos setores de hospedagem e alimentação.
Os vietnamitas são maioria, com quase 606.000 (23,6% do total), seguidos por cerca de 432.000 da China continental (16,8%) e quase 261.000 das Filipinas (10,1%).
Foto: Reprodução/Team Mirai
Takahiro Anno







































