
Coroado pela primeira vez como "Transporte exclusivamente do Japão" o KEIJIDOUSHA - 軽自動車, conhecido carinhosamente entre os brasileiros como o Kei ou Keizinho em 43 anos de história desta premiação.
Os carros de leve porte, Nissan "Sakura" e Mitsubishi "Ek Cross EV" ganharam como Carro do Ano.
Esta será a primeira vez nos 43 anos de história do Carro do Ano do Japão que um carro com "Padrões originais japoneses" e também elétricos, foi selecionado para esta categoria.
Há 11 anos, o prêmio Japan Car of the Year 2011-2012 foi concedido ao modelo LEAF da Nissan, lançada em 2010 como o primeiro veículo elétrico produzido em massa do mundo. A Nissan, líder em veículos elétricos a bateria, ganhou mais uma vez o prêmio Carro do Ano do Japão para EVs.
O Comitê Executivo do Carro do Ano do Japão fez o seguinte comentário sobre as razões que levaram a premiação do Sakura/ Ek Cross EV:
"Ao adotar um minicarro de padrão exclusivo do Japão, reduzimos o obstáculo de possuir um veículo de bateria EV a um preço de realista, aumentando a possibilidade de se tornarem mais populares no Japão.
É esperado a era de descarbonização em grande escala, e com isso previsto a redução de postos de gasolina e do transporte público, então a combinação de mini carros e bateria EVs não só garante a liberdade de movimento para muitas pessoas, incluindo os idosos, mas também mostra a possibilidade de resolver questões socio ambientais.
Além disso, um grande número de opiniões positivas sobre o desempenho de condução e manuseio do minicarro superando o do carro convencional. Os recursos de segurança incluem assistência de segurança de 360 graus (sistema de assistência ao motorista omnidirecional) e funções de assistência ao motorista semelhantes às de um carro de luxo."
Outras categorias:
- Melhor Carro importado do ano: Hyundae IONIQ 5
- Melhor Design do Ano: BMW ix
- Melhor tecnologia do ano: Nissan X-Trail
- Melhor desempenho do ano: Honda Civic e: HEV/Civic Tipo R
Fonte: Kuruma News