Japão reduz para 30 km/h limite de velocidade em ruas residenciais a partir de hoje

2026/09/01 08:53
Compartilhar:

Tóquio – A partir desta terça-feira (1º), entra em vigor no Japão o novo limite de velocidade para ruas de áreas residenciais. Nas vias que não possuem linha central nem placas indicando a velocidade máxima, o limite será reduzido de 60 km/h para 30 km/h.

O objetivo da mudança é reduzir os acidentes registrados nessas áreas urbanas, onde há grande circulação de pedestres e ciclistas em ruas estreitas. Essas vias correspondem a cerca de 70% de todas as estradas comuns do Japão, informou a Jiji Press.

Dados do governo mostram que o número de crianças e idosos mortos em acidentes de trânsito em ruas residenciais permanece em torno de 300 por ano, apesar da tendência geral de queda no total de acidentes de trânsito no país.

Diante desse cenário, o governo decidiu, em julho de 2024, revisar o limite legal de velocidade.

Com a mudança, nas vias comuns de áreas residenciais em que não existam placas de limite de velocidade, marcações viárias, linha central branca ou faixa divisória central, o limite passa a ser de 30 km/h.

Segundo as autoridades, acima dessa velocidade, aumenta de forma acentuada o risco de um pedestre sofrer ferimentos fatais em caso de acidente.

Foto: Canva

Composta por uma equipe trilíngue (português, japonês e inglês) com sólida trajetória nos setores privado e governamental do Japão, nossa Redação une domínio tecnológico à paixão genuína pela cultura nipônica, transitando do universo dos mangás às tradições milenares. Mais do que vivência, prezamos pela credibilidade: fugimos do "achismo" e fundamentamos todo o nosso conteúdo em fontes concretas e verificadas, garantindo informação precisa e segura para os nossos leitores.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Três leões morreram no Parque Zoológico de Tama, em Tóquio, em meio às altas temper...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Os últimos dados divulgados pelo governo japonês mostram pequenas recuperações tanto...
Por: Redação
Osaka, Japão – Uma comitiva formada por cerca de 250 representantes de Minas Gerais, entre autori...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – Cada dia mais os robôs são vistos em situações do cotidiano, seja no atendime...
Por: Redação
O Kanji do ano é anunciado todos os anos em 12 de dezembro no Templo Kiyomizudera na cidade de Kyot...
Por: Redação
Foi publicado no Diário Oficial da União de 07 de julho de 2023 o Edital nº 44 do Instituto Nacio...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A operadora da linha Yamanote, em Tóquio, celebra o centenário da conclusão do circui...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O alerta de tsunami emitido nesta quarta-feira (30), em razão de um forte terremoto oco...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Shizuoka – Em Kikugawa, o turismo está diretamente ligado à paisagem que ajudou a construir a id...
Por: Redação
Shizuoka – Localizada no extremo oeste da província de Shizuoka, junto à divisa com Aichi, Kosai...
Por: Redação
Tóquio – Dinossauros, evolução humana, animais, plantas, meteoritos, tecnologia japonesa, roupa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...
Por: Antônio Bordin
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram