Fenômeno espacial: chuva de meteoros Líridas poderá ser vista do Japão

Tóquio – No dia 22 de abril a chuva de meteoros Líridas atingirá seu pico sob condições moderadamente favoráveis. A previsão é de que o céu noturno terá 34% de iluminação lunar, quando o satélite natural da Terra estará na fase Quarto Crescente. O fenômeno poderá ser visto em todo o Japão.
Na verdade, a chuva ocorrerá entre 14 e 30 de abril, com o pico nos dias 21 e 22 deste mês. A estimativa é de 18 meteoros por hora na constelação de Lira, podendo surpreender com 90 deles por hora, segundo o Star Walk Space.
A previsão do tempo para o dia 22, no caso, é de céu parcialmente nublado, com possibilidade de nuvens variando ao longo da noite e baixo risco de chuva forte. Será possível ver meteoros riscando o céu, mas a visibilidade poderá ficar irregular.
Os meteoros são partes do cometa C/1861 G1 (Thatcher). Essa chuva vem sendo observada há 2.700 anos.
O cometa foi descoberto em 5 de abril de 1861 pelo astrônomo amador A. E. Thatcher. Quando a Terra atravessa o rastro deixado pelo cometa, os pedaços de poeira e detritos que o compõem queimam na atmosfera terrestre, produzindo luzes ofuscantes no céu.
Com relação à fase lunar, quem conseguir bloquear a aparição do satélite atrás de uma árvore, prédio ou colina, terá mais chances de notar meteoros mais fracos. Mas há a opção de observar o fenômeno mais tarde da noite e antes do amanhecer, quando o ponto da chuva estiver no alto do céu e a lua estiver baixa ou abaixo do horizonte.
A dica do Star Walk Space é quem estiver no hemisfério norte, começar a observar após as 22h30. O chamado ponto radiante, onde aparecerão os meteoros, que é na constelação Lira, fica perto da estrela Vega, uma das mais brilhantes do céu noturno.
Os meteoros estão viajando a 49 quilômetros por segundo, gerando bólidos brilhantes, ainda que não deixem rastros prolongados.
Uma dica é se afastar ao máximo das luzes das cidades, mas obviamente desde que o céu esteja limpo. Ao chegar a um lugar assim, a adaptação à escuridão leva de 15 a 20 minutos. Os olhos já estarão mais sensíveis à luz e dará para observar meteoros mais fracos.
Nessas condições, evite olhar para fontes brilhantes, como fogueira ou tela do celular, pois o efeito desejado será perdido. Caso necessário vá bem agasalhado, leve cobertor, cadeira, e também uma bebida quente.
Foto: Gerada por IA







































