Falências de izakayas no Japão batem recorde no primeiro semestre

Tóquio – Dados do Tokyo Shoko Research revelam que, somente entre janeiro e junho deste ano, 118 izakayas declararam falência, considerando os estabelecimentos com dívidas de 10 milhões de ienes ou mais. O número representa um aumento de 31,1% em relação ao mesmo período do ano passado e é o maior já registrado em um primeiro semestre desde o início da série histórica, em 1989. Foi também a primeira vez que o total ultrapassou 100 casos nos primeiros seis meses do ano.
A pesquisa mostrou ainda que, dos 118 casos, 105, equivalentes a 88,9%, foram atribuídos à queda nas vendas. Outros sete tiveram relação com o acúmulo de prejuízos. Somadas, essas duas causas responderam por 94,9% das falências, publicou o SoraNews24.
Além disso, 106 estabelecimentos, ou 89,8% do total, foram submetidos diretamente a processos de falência, sem perspectiva de recuperação.
Os casos se concentraram principalmente entre os pequenos negócios. Dos 118 izakayas, 115, o equivalente a 97,4% do total, tinham menos de dez funcionários.
A empresa de pesquisa destacou também que os pacotes oferecidos pelos izakayas, com comida suficiente para uma refeição completa e bebidas à vontade durante 90 ou 120 minutos, ficaram mais caros e, frequentemente, ultrapassam 5 mil ienes, valor que muitos clientes consideram elevado.
Parte da redução do movimento nesses estabelecimentos pode estar relacionada ao aumento do trabalho remoto, que diminuiu o número de pessoas nos escritórios e, consequentemente, as oportunidades de sair para beber com os colegas após o expediente.
Apesar do grande número de turistas estrangeiros que visitam o Japão, os izakayas não conseguem atraí-los na mesma proporção que outros tipos de restaurantes, segundo o Tokyo Shoko Research.
Entre os possíveis fatores estão a dificuldade para fazer pedidos, a ausência de máquinas na entrada para a compra de tíquetes de refeição e o costume de servir o otoshi, um pequeno aperitivo que não é solicitado pelo cliente, mas é incluído na conta.
O levantamento indica que os izakayas atravessam um período difícil, com falências ocorrendo em ritmo recorde desde o início do ano.
O Tokyo Shoko Research informou ainda que o setor de alimentação registrou 509 falências no primeiro semestre, um aumento de 5,3% em relação ao mesmo período de 2025. Foi o segundo maior total da série histórica iniciada em 1997.
Foto: Canva







































