Neste post, eu vou ensinar para você algumas das técnicas mais utilizadas por pessoas altamente produtivas para a construção de novas rotinas. Vamos lá?
# Utilize a regra 80/20
Se você ainda não ouviu falar sobre essa regra, procura aqui na página que tem um post meu falando sobre esse tema. A ideia por trás dela é muito simples e pode ajudar bastante na hora de criar novos hábitos. Ela nos diz que, na maioria das áreas da vida, 80% dos bons resultados vêm de 20% dos esforços. Mas o que isso quer dizer?
Vemos muito mais vantagens em apenas dois ou três hábitos dos quais podemos colocar nossa energia e ter resultados formidáveis. Então, antes de começar a tentar desenvolver novos hábitos, pergunte-se: qual deles me trará melhores resultados? Ao concentrar a maior parte da sua energia neles, você terá maiores chances de sucesso.
# Monte uma agenda e acompanhe seus novos hábitos
No trabalho, você provavelmente acompanha um monte de métricas para garantir que os seus esforços estão conduzindo a algum resultado, não é mesmo? Que tal fazer isso também na hora de adquirir um novo hábito?
O sucesso tem que ser medido e quando temos métricas e indicadores como nossos aliados, temos mais facilidade em quantificar quão bem estamos nos saindo em uma tarefa e podemos ajustar aquilo que fazemos para chegar aos retornos que queremos.
Nada melhor que o antigo caderninho de anotações para acompanhar o novo hábito. Ele pode funcionar como um diário de bordo, no qual você anota todas as vezes que fez aquela coisa ao longo do mês e como se sentiu fazendo isso.
Ao final de cada semana, você terá informações sobre como se saiu na tarefa que se propôs e poderá identificar os problemas que estão se colocando entre você e seu novo hábito.
# Cultive mini-hábitos até chegar ao seu objetivo
Tem dificuldade de construir hábitos mesmo concentrando-se em um deles de cada vez? Então, é hora de usar o mesmo recurso de produtividade aplicado por quem adere à técnica Pomodoro. Nessa técnica, todo o fluxo de trabalho de um dia é separado em várias minietapas, com duração máxima predeterminada. Falaremos sobre essa técnica em outro post.
Em vez de passar a acordar cinco horas mais cedo, que tal fazer isso gradualmente ao longo de alguns meses?
Se a cada dia você acordar quinze minutos mais cedo, em pouco tempo terá se tornado uma pessoa habituada a despertar pela manhã. Uma porção de esforços menores nos deixam menos exaustos do que um único grande esforço e estamos menos propensos a abandonar um hábito quando o construímos ao longo de um grande intervalo de tempo. Experimente!
# Substitua hábitos ruins por bons
Você acha que não tem tempo para estudar um novo idioma ou começar a praticar um esporte? Talvez a sua vida esteja cheia de hábitos nocivos dos quais você sequer se deu conta. Passamos muito tempo fazendo coisas que não trazem bons resultados e, por isso, acreditamos que estamos mais ocupados do que deveríamos.
Um hábito ruim bem comum é passar muito tempo com o celular na mão ou no computador navegando por redes sociais. Na hora isso pode parecer divertido, mas se você parar para pensar, notará que gasta muitas horas na semana que poderiam ser investidas em algo melhor para o seu futuro. É nessas horas que você encontrará tempo para construir um novo hábito.
# Peça ajuda a outras pessoas
Provavelmente existe alguém na sua vida que já passou pelo processo de mudança de hábitos e que pode ensinar muitas coisas para você.
Talvez uma opinião externa seja o que está faltando para que você consiga identificar por que não consegue incluir novos hábitos na sua rotina. Faça perguntas, procure saber como essas pessoas conseguiram mudar de vida e veja como os conselhos se encaixam no seu dia a dia.
Com apenas alguns minutos de conversa, você poderá aprender bastante com a experiência daqueles que são próximos.
Criar novos hábitos não é algo que acontecerá do dia para a noite e será preciso se esforçar bastante para conseguir. Porém, concluir um projeto de mudança pessoal pode trazer uma satisfação tão grande que você jamais conseguiria de outra forma.