Brasileiros no Japão vão às urnas neste domingo para o segundo turno

2026/10/22 07:03
Compartilhar:

Tóquio - Os eleitores brasileiros deverão votar no segundo turno da eleição para presidente e vice-presidente do Brasil no domingo (25). A votação será realizada das 8h às 17h. Antes de sair de casa, é importante conferir o documento de identificação e a seção eleitoral.

Aqueles que não compareceram à votação no primeiro turno, em 4 de outubro, poderão votar neste domingo. A ausência na primeira votação não impede a participação na segunda, mesmo que o eleitor ainda não tenha apresentado a justificativa, desde que o título não esteja cancelado nem suspenso.

Para votar, é necessário apresentar um documento oficial brasileiro com fotografia. Basta levar um dos documentos aceitos, como:

  • Carteira de identidade (RG) ou Carteira de Identidade Nacional (CIN);
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei.

O aplicativo e-Título também pode ser utilizado como documento de identificação, desde que apresente a fotografia do eleitor. Se a foto não aparecer no aplicativo, será necessário apresentar outro documento oficial com foto. Não é obrigatório levar o título de eleitor em papel.

Documentos brasileiros vencidos podem ser aceitos, desde que ainda permitam identificar o eleitor. Certidões de nascimento ou de casamento não servem como documento de identificação para votar.

Quem faltou ao primeiro turno precisa justificar

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cada turno é considerado uma eleição independente para efeito de comparecimento. Por isso, não é necessário justificar a ausência ao primeiro turno antes de votar no segundo. Entretanto, comparecer às urnas no dia 25 não elimina a pendência referente à primeira votação.

Para quem tem voto obrigatório e ainda não justificou a ausência de 4 de outubro, o prazo termina em 3 de dezembro de 2026. O pedido pode ser apresentado pelo aplicativo e-Título ou pelo Autoatendimento Eleitoral do TSE. Como a justificativa será feita após a eleição, é necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência, para análise da Justiça Eleitoral.

Se o eleitor também deixar de votar no segundo turno, deverá apresentar uma justificativa específica para essa ausência. Nesse caso, o prazo termina em 8 de janeiro de 2027. Quem tem voto facultativo está dispensado de justificar o não comparecimento.

Confira os locais antes de sair de casa

Cada eleitor deve comparecer ao local e à seção indicados pela Justiça Eleitoral. A consulta pode ser feita pelo aplicativo e-Título ou pelo Autoatendimento Eleitoral do TSE. Conferir essas informações com antecedência ajuda a planejar o deslocamento e evita a ida a um endereço diferente daquele em que o eleitor está cadastrado.

Veja os endereços de votação no Japão:

Jurisdição do Consulado do Brasil em Nagoya

Não haverá votação na cidade de Nagoya. As seções que atenderiam a cidade foram instaladas em Gifu, devido à indisponibilidade de espaços adequados durante os Jogos Asiáticos e Para-Asiáticos.

Gifu
Local: Gifu Memorial Center, Deai Dome e Fureai Dome.
Endereço: 〒502-0817 Gifu-ken, Gifu-shi, Nagarafukumitsu, Ono 2675-28.
Mapa do local

Toyohashi (Aichi)
Local: Prefeitura de Toyohashi.
Endereço: 〒440-8501 Aichi-ken, Toyohashi-shi, Imahashi-cho 1 Banchi.
Mapa do local

Suzuka (Mie)
Local: AGF Suzuka Arena.
Endereço: 〒510-0231 Mie-ken, Suzuka-shi, Ejimadai 1-1-1.
Mapa do local

Takaoka (Toyama)
Local: Empresa Yukawa Jinzai Service KK.
Endereço: 〒934-0093 Toyama-ken, Takaoka-shi, Himeno 47-3.
Mapa do local

Hiroshima
Local: Hiroshima City International House (Ryugakusei Kaikan).
Endereço: 〒732-0806 Hiroshima-ken, Hiroshima-shi, Minami-ku, Nishi-kojin-machi 1-1, 2F.
Mapa do local

Jurisdição do Consulado do Brasil em Hamamatsu

Hamamatsu (Shizuoka)
Local: Exhibition and Event Hall, na área de convenções do Act City.
Endereço: 〒430-0929 Shizuoka-ken, Hamamatsu-shi, Chuo-ku, Chuo 3-12-1.
Mapa do local

Jurisdição do Consulado do Brasil em Tóquio

Tóquio
Local: Ariake Central Tower Hall & Conference.
Endereço: Tokyo-to, Koto-ku, Ariake 3-7-18.
Mapa do local

Oizumi (Gunma)
Local: Bunkamura Cultural Center.
Endereço: Gunma-ken, Oura-gun, Oizumi-machi, Asahi 5-24-1.
Mapa do local

Foto: Arquivo
Votação no primeiro turno na cidade de Gifu

Composta por uma equipe trilíngue (português, japonês e inglês) com sólida trajetória nos setores privado e governamental do Japão, nossa Redação une domínio tecnológico à paixão genuína pela cultura nipônica, transitando do universo dos mangás às tradições milenares. Mais do que vivência, prezamos pela credibilidade: fugimos do "achismo" e fundamentamos todo o nosso conteúdo em fontes concretas e verificadas, garantindo informação precisa e segura para os nossos leitores.

Matérias relacionadas

Por: Redação
A NK Sports esteve no Brasil com sua delegação formada por mais de 10 pessoas para o Chute Inicial...
Por: Redação
Shizuoka – O Yahoo publicou uma nota sobre o caso de um brasileiro que foi preso após invadir o t...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A operadora da linha Yamanote, em Tóquio, celebra o centenário da conclusão do circui...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Tokyo Comic Con 2025 será realizada entre os dias 5 e 7 de dezembro, em Chiba, reunin...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão pretende usar Inteligência Artificial (IA) e ferramentas privadas de análise ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Em vários lugares do mundo, o cliente sempre tem razão nos diversos setores da socieda...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O plástico bolha é usado para proteger objetos contra impactos e também é divertido pa...
Por: Antônio Bordin
Canadá – Dallas Pokornik, de 33 anos, ex-comissário de bordo, foi preso após usar identificaç...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Shizuoka – Em Kikugawa, o turismo está diretamente ligado à paisagem que ajudou a construir a id...
Por: Redação
Shizuoka – Localizada no extremo oeste da província de Shizuoka, junto à divisa com Aichi, Kosai...
Por: Redação
Tóquio – Dinossauros, evolução humana, animais, plantas, meteoritos, tecnologia japonesa, roupa...
Por: Redação
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...
Por: Redação
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram