
Província (arquipélago) de Okinawa - 沖縄県
Sua capital é Naha.
Historiadores afirmam que os habitantes originais de Okinawa eram a maior parte Jomon (etnia japonesa). Nos últimos séculos tinha uma cultura distinta (vestes folclóricas e danças folclóricas) que foi influenciada pela Dinastia chinesa e uma história significativamente diferenciada do resto do Japão. Havia um pequeno preconceito entre okinawanos e japoneses devido às diferenças culturais.
Depois da 2a Guerra Mundial e da Batalha de Okinawa em 1945, Okinawa permaneceu sob a administração dos Estados Unidos por 27 anos. Durante esse período, os Estados Unidos estabeleceram lá várias bases militares. Em 15 de maio de 1972, Okinawa foi devolvido ao Japão. No entanto, os Estados Unidos ainda mantém uma grande presença militar em Okinawa e no resto do Japão, mas devido à sua posição estratégica entre a China, Coreia e Japão, a presença militar em Ryukyu ainda constitui um importante alicerce da política externa defensiva Japão-Estados Unidos.
Possui 41 cidades e 5 distritos (podem ser chamadas também de jurisdições). O Trópico de Câncer corta o arquipélago de Okinawa, por isso é uma região de clima subtropical, onde as temperaturas alcançam uma mínima de 10 °C e máximas que podem atingir os 40 °C. As praias são muito procuradas devido à beleza, ao clima e às diversas estâncias turísticas existentes.
Tem clima temperado onde cultiva-se cana de açúcar, banana, abacaxi, batata doce, entre outros.