Japão vai subsidiar iniciativas locais para prevenir suicídios de crianças e adolescentes

Tóquio – O governo do Japão, por meio da Agência para Crianças e Famílias, planeja subsidiar iniciativas comunitárias voltadas à prevenção do suicídio entre crianças e adolescentes no ano fiscal de 2027, que terá início em abril do próximo ano.
A concessão dos subsídios ocorrerá quando governos locais estabelecerem parcerias com organizações ligadas à infância para criar conselhos destinados a reforçar o acompanhamento de crianças e adolescentes e o compartilhamento de informações, publicou a Jiji Press.
A Agência solicitou ¥ 1,04 bilhão para financiar as medidas no pedido de orçamento para o ano fiscal de 2027.
A iniciativa surge em um momento em que o número de suicídios entre estudantes dos ensinos fundamental e médio atingiu o recorde de 538 casos em 2025.
A previsão é de que os subsídios sejam destinados a cobrir os gastos com a criação dos conselhos e a divulgação das iniciativas entre os moradores das comunidades.
Os recursos também poderão ser utilizados na articulação com especialistas que possam orientar crianças e adolescentes com histórico de automutilação e outros problemas.
O ministro responsável pelas políticas voltadas às crianças, Hitoshi Kikawada, afirmou que o número de suicídios de crianças e adolescentes em 2026 poderá superar o registrado no ano passado.
O total de suicídios entre estudantes permanece acima de 500 por ano desde 2020, quando teve início a pandemia de Covid-19.
No Japão, a Lei Básica de Prevenção ao Suicídio foi revisada e está em vigor desde abril. A legislação estabelece que os governos locais podem criar conselhos em parceria com escolas, centros de orientação infantil, instituições médicas e outras organizações.
Projetos-modelo já estão sendo realizados em Tóquio e na cidade de Akashi, na província de Hyogo. Além do compartilhamento de informações sobre crianças e adolescentes hospitalizados após tentativas de suicídio, as iniciativas também reforçam o acompanhamento daqueles que possuem histórico de tentativas.
A Agência para Crianças e Famílias pretende ampliar essa iniciativa para todo o Japão.
Foto: Canva








































