Japão terá novo documento unificado para estrangeiros residentes a partir de junho de 2026

2025/12/15 10:05
Compartilhar:

Tóquio – O Japão vai introduzir, a partir de 14 de junho de 2026, um novo sistema integrado de identificação chamado Tokutei Zairyu Card, destinado a estrangeiros residentes no país.

A partir dessa data, estrangeiros elegíveis poderão solicitar o novo Tokutei Zairyū Card (特定在留カード) ou o Certificado Tokutei de Residente Permanente Especial (特定特別永住者証明書), segundo informações do Trust Gyosei.

O novo cartão reunirá em um único documento as funções atualmente exercidas pelo Zairyu Card e pelo My Number. De acordo com o governo japonês, a medida reduzirá a carga administrativa para os estrangeiros e trará mais praticidade no dia a dia.

O documento poderá ser utilizado para verificação de identidade, acesso a serviços administrativos online, uso no seguro de saúde Myna Hokensho e procedimentos junto à polícia, como a carteira de motorista digital.

O governo avalia que estrangeiros que hoje precisam comparecer a diferentes órgãos para obter ou atualizar o Zairyu Card e o My Number terão vantagens, como a dispensa de comparecimento à prefeitura após procedimentos de imigração, além da integração com o seguro de saúde Myna e a carteira de motorista.

O novo documento poderá ser solicitado por estrangeiros residentes de médio e longo prazo e também por residentes permanentes especiais.

A obtenção do Tokutei Zairyu Card não será obrigatória. O estrangeiro poderá continuar utilizando o Zairyu Card e o My Number separadamente, se preferir.

Quando começa

O sistema entrará em vigor em 14 de junho de 2026. Quem desejar solicitar o novo documento poderá fazê-lo a partir de 15 de junho nos escritórios de Imigração. A maioria dos municípios também deverá começar a aceitar os pedidos nessa mesma data.

A solicitação poderá ser feita na renovação do período de estadia, na renovação do status de residência, no pedido de residência permanente, na renovação da validade do cartão de residência, na reemissão por dano ou perda, na solicitação de troca ou na alteração de informações do cartão, com exceção do endereço.

Os procedimentos relacionados à notificação de endereço residencial deverão continuar sendo realizados nas prefeituras ou órgãos municipais. Isso inclui o primeiro registro de endereço após a entrada no Japão, a notificação de mudança de endereço e a atualização de endereço após alteração do status de residência.

No caso dos Residentes Permanentes Especiais, os pedidos do novo documento deverão ser tratados exclusivamente nas prefeituras quando houver mudança de endereço, reemissão por dano ou perda, solicitação de troca ou renovação do período de validade.

Quais documentos são necessários

No ato da solicitação do novo Tokutei Zairyu Card, o estrangeiro residente deverá apresentar os seguintes documentos:

Formulário de solicitação do Tokutei Zairyū Card (特定在留カード等交付申請書).
Formulário de definição de senha para as funções do My Number (暗証番号等設定依頼書).
Uma foto de rosto.

Dependendo do tipo de procedimento, seja junto à Imigração ou a um órgão municipal, outros documentos poderão ser exigidos.

Foto: Reprodução

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Silvio Mori
Tóquio - A Embaixada do Brasil no Japão sediou um evento especial em colaboração com o Ministér...
Por: Redação
Tóquio - O Japão registrou em 2023 um total de 719.351 casos de ijime (いじめ), termo traduzido...
Por: Redação
Tóquio – O Parlamento japonês aprovou uma revisão da Lei de Proteção de Informações Pessoai...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A apropriação cultural ocorre quando pessoas de uma cultura usam elementos de outra cu...
Por: Redação
Brasília – O Brasil atualizou as regras para a entrada de produtos agropecuários no país transp...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A vida dos passageiros nos trens do Japão não é tão fácil quanto se pensa. Embora o...
Por: Redação
Tóquio - Até 2030, o governo japonês pretende digitalizar totalmente os procedimentos alfandegár...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O governo do Japão realizará o Censo Populacional neste ano de 2025. E atenção para ...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Redação
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Redação
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram