Ibaraki quer recompensa para quem denunciar empresas com trabalhadores ilegais

Compartilhar:

Ibaraki – O governo de Ibaraki planeja oferecer uma recompensa de 10.000 ienes para as pessoas que denunciarem empresas que empregam trabalhadores estrangeiros ilegais. A iniciativa gerou controvérsia, com a preocupação de que a medida ative ainda mais a discriminação e a divisão social, segundo a agência Kyodo.

Ibaraki registra o maior número de trabalhadores estrangeiros ilegais entre as 47 províncias pelo quarto ano consecutivo e, para acabar com a má fama, o governo decidiu lançar o sistema de recompensas neste ano fiscal de 2026, garantindo que o plano não visa eliminar trabalhadores não japoneses.

O plano de Ibaraki é identificar as empresas que contratam ilegais, com a província informando os empregadores à polícia caso as informações recebidas sejam confirmadas. A recompensa em dinheiro será paga se a denúncia resultar em uma prisão.

Para o governador Kazuhiko Oigawa, a medida é eficaz e necessária para lidar com a situação, e corrigir atos ilegais é uma responsabilidade fundamental do governo local.

Oigawa assegura que a decisão não tem relação com exclusão de estrangeiros. Ele disse que é preciso construir uma sociedade que não contrate nem permita ou tolere o emprego de trabalhadores estrangeiros ilegais, como condição para que os estrangeiros legalizados possam participar da comunidade.

Grupos que defendem os direitos dos estrangeiros, porém, veem a decisão com preocupação, pelo risco de ampliar as divisões sociais.

É o caso da Associação de Advogados de Ibaraki, que pediu para o governo da província que abandone imediatamente seu plano. Em comunicado divulgado ainda em março, os profissionais do Direito disseram que a medida fará com que os japoneses vejam os estrangeiros com suspeita, reforçará preconceitos contra pessoas de diferentes origens e causará discriminação.

Outro grupo, União de Residentes Coreanos pró-Seul no Japão, no sul de Ibaraki, também pediu a retirada do plano.

Impulsionado em parte pela escassez de mão de obra em meio ao rápido envelhecimento da população, o Japão vem abrindo suas portas para trabalhadores estrangeiros, apesar de sua política de imigração rigorosa.

Foto: Reprodução/YouTube

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – A vida dos passageiros nos trens do Japão não é tão fácil quanto se pensa. Embora o...
Por: Redação
Aichi – A Uninter está oferecendo um curso preparatório gratuito para quem pretende prestar o Ex...
Por: Antônio Bordin
Aichi - O município de Nagoya (Aichi) abriga o rio Hori, ou Horikawa, que conecta o centro ao Caste...
Por: Antônio Bordin
Osaka - Mulheres que inspiram, mulheres que lideram, mulheres que transformam oportunidades em açõ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – As regras para andar de bicicleta no Japão se tornarão ainda mais rígidas a partir de...
Por: Redação
Tóquio – O Festival Brasil&Latino será realizado nos dias 19 e 20 de julho, no Parque Yoyogi...
Por: Redação
Os jovens questionadores que buscam respostas sobre autoconhecimento e realização pessoal encontra...
Por: Antônio Bordin
Washington/Teerã – Os Estados Unidos e o Irã concordaram com um cessar-fogo de duas semanas. O p...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Aichi – O Festival do Antigo Campo de Batalha de Okehazama (桶狭間古戦場まつり, Okehazama...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A cidade de Sapporo (Hokkaido) abrigará entre os dias 10 e 14 de junho um dos maiores ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Região Metropolitana de Tóquio é conhecida pela enorme variedade de opções de pas...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Até 6 de setembro, o Warner Bros. Studio Tour Tokyo – The Making of Harry Potter ofer...
Por: Antônio Bordin
Aichi - O município de Nagoya (Aichi) abriga o rio Hori, ou Horikawa, que conecta o centro ao Caste...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Ainda não é possível realizar uma viagem até Marte. Mas há um evento em Tóquio no ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Chiba – O Tokyo DisneySea celebrará seu 25º aniversário com atrações ao longo deste ano. Situ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram