EUA limitam duração de vistos para estudantes, intercambistas e jornalistas

2026/07/17 13:17
Compartilhar:

Estados Unidos – O governo norte-americano anunciou medidas para restringir a duração dos vistos concedidos a jornalistas, estudantes estrangeiros e participantes de programas de intercâmbio cultural.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA informou que estabelecerá um período fixo para os vistos F, destinados a estudantes internacionais; J, voltados a participantes de programas de intercâmbio cultural que trabalham no país; e I, concedidos a profissionais da imprensa, noticiaram a Reuters e o The Straits Times.

Atualmente, esses vistos permanecem válidos durante toda a duração do programa de estudos, do intercâmbio ou do vínculo profissional nos Estados Unidos.

A nova regra entrará em vigor 60 dias após sua publicação no Registro Federal e estará sujeita à análise do Congresso.

A medida faz parte da ampla ofensiva contra a imigração iniciada após o presidente Donald Trump assumir o cargo em janeiro de 2025.

O governo já vinha intensificando a fiscalização sobre a imigração legal, com a revogação de vistos de estudante e green cards de universitários devido às suas posições ideológicas, além da retirada do status legal de centenas de milhares de imigrantes.

De acordo com a nova regulamentação, a duração dos vistos de estudante e de intercâmbio não poderá ultrapassar quatro anos. Já o visto para jornalistas, que atualmente pode permanecer válido por vários anos, terá duração máxima de 240 dias. No caso de cidadãos chineses, o limite será de 90 dias.

Os portadores desses vistos poderão solicitar prorrogações, informou o governo.

O departamento destacou que houve mais de 1,8 milhão de admissões com visto de estudante em 2024, um aumento superior a 11% em relação ao ano anterior. No ano fiscal de 2024, o governo concedeu vistos a mais de 500 mil participantes de programas de intercâmbio e a 37,3 mil profissionais da imprensa.

Em nota, o Departamento de Segurança Interna afirmou que o aumento no número desses visitantes “representa um desafio para a capacidade do DHS de monitorar e supervisionar esses não imigrantes enquanto permanecem nos Estados Unidos”.

O órgão alega que há muitos casos de estudantes e participantes de programas de intercâmbio que permanecem durante décadas no país com esses vistos. De acordo com a nova regra, os portadores de visto que desejarem permanecer nos Estados Unidos além do período fixo de admissão terão de solicitar ao DHS uma prorrogação ou obter uma nova autorização de entrada, saindo do país e retornando posteriormente.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – O leitor talvez se lembre de Akihiko Kondo, que se tornou notícia ao se casar com Hatsu...
Por: Redação
INSCREVA-SE NA 1A TURMA DE 2023 E JÁ INICIE O ANO SE PROFISSIONALIZANDO E AMPLIANDO SEUS HORIZONTES...
Por: Antônio Bordin
Aichi – O Festival do Antigo Campo de Batalha de Okehazama (桶狭間古戦場まつり, Okehazama...
Por: Redação
De 1º a 3 de novembro de 2024, o comediante brasileiro Léo Lins fez sua turnê “Peste Branca” ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Uma pesquisa revelou que o total da dívida contraída por indivíduos viciados em jogos...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A suspensão do imposto sobre consumo de alimentos e bebidas poderá não resultar em pr...
Por: Antônio Bordin
Venezuela – A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, deverá assumir a presidência inter...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Há anos o sistema de merenda escolar no Japão vem sendo objeto de estudo em outros pa...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Redação
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Redação
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Redação
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram